quarta-feira, 3 de maio de 2017

Bullet Proof Coffee. Toda a verdade!



A verdade- á- prova- de – balas

Este artigo baseia-se na verdade escondida por de trás do  
café – á – prova – de – balas, mas antes de começarmos quero deixar um pequeno exemplo para ajudar a aliviar um pouco as vossas mentes.


Na Escandinávia, a publicidade e marketing televisivo são controlados por uma comissão e, dependendo do conteúdo em alguns horários é proibido passar publicidade referente a refrigerantes, bolos , guloseimas , brinquedos, a associação de certos personagens em anúncios com conteúdo para crianças e também restrições em épocas festivas como o natal.

Esta é um lei que impera há muitos anos nas terras nórdicas, depois de vários estudos realizados de como a publicidade televisiva influenciava o cérebro humano. Estes estudos revelaram também que crianças até aos 12 anos, tinham menos capacidade de discernimento e decisão, e como tal eram mais influenciáveis.

No caso dos adultos , Por meio de um estudo de neuromapping (mapeamento das atividades cerebrais), conduzido em parceria com a Neuro-Insight, líder mundial em pesquisa de mercado com base em neuro ciência, foi possível concluir que publicidade em vídeo envolve o público muito mais do que os feeds sociais, criando maior impacto para a publicidade em vídeo.

Outro exemplo;
Para quem acompanha a Sic Mulher , já terão visto com certeza as incursões do Dr. OZ em programas como Dr. Phill, Oprah Winfrey ou no seu próprio programa Dr. Oz Show.
Dr. OZ é tido por muitos como um guru da saúde, do bem estar e emagrecimento.

Em 2014 Dr. Oz foi chamado ao congresso para responder a uma acusação sobre a promoção de artigos para emagrecimento no seu programa de TV.

Entre vários produtos , um dos produtos discutido foi o grão de café verde, que Dr. Oz no seu  programa, afirmou ser um potente queimador de gorduras. Após estudos científicos verificou-se que os grãos de café verde não produziam qualquer efeito, mas entretanto empresas que comercializavam grãos de café verde, usaram as imagens do programa de Dr. Oz para publicitar o grão de café verde e simplesmente não era mais possível encontrar grão de café verde nas prateleiras.

Juntamente com o grão de café verde a comissão apresentou estudos científicos que comprovaram não haver nenhum fator queimador de gordura em 5 produtos de Dr. Oz.

Palavras proferidas para Dr. Oz pela Senadora Democrata e líder da comissão Claire McCaskill

"I don't get why you need to say this stuff when you know it's not true. When you have this amazing megaphone, why would you cheapen your show? ... With power comes a great deal of responsibility."

A federação de Comércio Federal dos Estados Unidos, puniu empresas ligadas ao comércio do grão de café verde em 9 milhões de dólares e ficaram proibidos de fazer alegações relativamente a produtos para perda de peso.

No início de 2015, um grupo de dez médicos enviou uma carta à Universidade de Columbia, exigindo que o Dr. Oz perdesse sua posição de faculdade. Logo depois, uma pesquisa encontrou centenas de médicos da opinião que o Dr. Oz devia ser despojado de sua licença médica. Desde então, a Associação Médica Americana anunciou planos para desenvolver diretrizes éticas para médicos na média.


Em suma. A publicidade existe, o marketing existe, funciona e é eficaz. Quanto a isto não existe nada a debater.

Posto isto, apenas quero chamar a sua atenção para a forma de como a publicidade e o marketing funcionam e como manipulam o nosso cérebro.

Tente abstrair-se das suas crenças e tudo o que ouvi relativamente ao café – á – prova – de – balas e analise o seguintes factos.


Á cerca de um mês falaram-me do Bullet Proof Coffee ( café á prova de balas )
Até a data não tinha nenhum conhecimento em relação a este café e então  explicaram-me o que era.

Uma mistura composta por café, manteiga e óleo de coco( ou MCT );


A receita:

  2 chávenas de café
  2 colheres (no mínimo) de manteiga de vacas alimentadas a pasto
  1-2 colheres de óleo MCT( Óleo de coco )
  Misture tudo com um liquidificador

Ao ouvir isto e sem dados ou mais conhecimento, vários alertas disparam no meu cérebro .

Decidi fazer uma pesquisa alargada e tentar perceber este fenómeno.
Através da minha pesquisa, descobri que este café foi “inventado” por Dave Asprey depois de uma viagem ao Tibete.

Primeiro vamos conhecer Dave:

Dave Asprey é um empresário, empreendedor  Americano  e autor. Fundou a Bulletproof 360, Inc. em 2013  e a Bulletproof Nutrition Inc. em 2014.

Asprey é um "biohacker", criador de Bulletproof Coffee e da dieta Bulletproof, e autor de um livro descrevendo a dieta.

Asprey  também é conhecido por cedo explorar a Internet para o comércio, vendendo t-shirts com a molécula da cafeína através do newsgroup “alt drugs caffeine” em 1994.Anteriormente, Asprey ocupou cargos executivos e de diretor em empresas de tecnologia, incluindo Trend Micro, Blue Coat Systems e Citrix Systems.

As bases de Dave Asprey são em engenharia informática onde ficou conhecido como um talentoso hacker.
Ora computadores e o corpo humano não será exatamente a mesma coisa, e informática certamente não é o mesmo que fisiologia ou bioquímica.



A primeira coisa que descobri em relação ao Bullet Proof Coffee, foi que dietistas apontam que não existe base científica para as alegações feitas pela a dieta, e que qualquer sensação de alerta do Bulletproof Café é "apenas um buzz de cafeína”.

Dito isto, marketing á parte não existem dados científicos que sustentem está dieta. FACTO

A segunda descoberta foi que esta dieta “ Bullet Proof Diet” é na verdade uma dieta cetogênica alterada.
Nos arquivos pode encontrar um artigo que escrevi sobre a dieta cetogênica.

A dieta cetogênica foi implementada em 1920, para o tratamento de epilepsia . Mais tarde, foi também incluída no tratamento de Alzheimer e cancro (em breve postarei um artigo sobre isto).
Aqui a dieta sofreu uma evolução  e passou a ter um rácio de 75% 25% 5%.

Esta dieta consistia em um alto teor de gordura (90%) cerca de 6-7% de proteína e 3-4% de hidratos de carbono.

A dieta cetogênica, alcançou a exposição mediática nacional nos EUA, em outubro de 1994 quando o programa de televisão da NBC Dateline, relatou o caso de Charlie Abrahams, filho do produtor de Hollywood Jim Abrahams. Aos dois anos de idade sofria de epilepsia de forma  descontrolada. Depois de tentar várias  terapias alternativas, Abraham descobriu uma referência à dieta cetogênica em um guia de epilepsia para os pais, e levou Charlie para o Hospital Johns Hopkins, que se  ofereceu para tratar Charlie com esta terapia. Sob a dieta, a epilepsia de Charlie foi rapidamente controlada e o seu progresso de desenvolvimento retomado.


Esta dieta tornou-se tão popular, que pouco tempo depois começou a ser usada em diferentes sectores incluindo no sector fitness e bodybuilding.

Inicialmente está dieta consistia em comer uma maior quantidade de gordura, sem estipular qualquer fonte. Posteriormente a dieta evolui e passou a ser certos tipos de gordura.( ácidos gordos essenciais)

Ao longo dos anos várias pessoas agarram nesta dieta, fizeram pequenas alterações e deram o seu nome próprio. A dieta á prova de bala é apenas mais uma delas.

A alteração mais notória em relação á dieta á prova de balas é a introdução do café á prova de balas.

Outra alteração foi a combinação do Jejum Intermitente mas sobe a forma de jejum intermitente á prova de balas.

O que é o jejum intermitente?
O jejum intermitente não é uma dieta, mas sim uma forma alimentar que  supostamente acelera a perda de gordura e o crescimento muscular quando comparado com horários tradicionais de alimentação. É promovido principalmente na comunidade científica, no entanto, existem atualmente zero estudos científicos (a partir de fevereiro de 2014) para comprovar que o jejum intermitente  é ideal para ganhar músculo enquanto perde gordura.

Para não perdermos o raciocínio vamos recapitular.

Temos; Dieta á prova de balas, café á prova de balas e jejum intermitente á prova de balas.

Até este ponto, o que estas 3 vertentes têm em comum é o facto de cientificamente não haver dados para comprovar as alegações.

Vamos continuar!

O café á prova de balas! Escrevi um artigo sobre isto que pode encontrar na secção de arquivos. O artigo chama atenção, para os perigos deste café e há má conceção do seu uso enquanto substituto de uma refeição.

A dieta á prova de balas! Como referi é um versão da dieta cetogênica, dieta que existe desde 1920.

Jejum intermitente á prova de balas. É apenas jejum intermitente com a adição ”á prova de balas “.

Continuei com a minha pesquisa para comprovar as minhas suspeitas iniciais.

Encontrei um site, pertencente a Dave Asprey  que se destina á venda de “entre outras coisas “  Café Bulletproof, Brain Octane oil e manteiga ghee.

Destes 3 artigos o que me chamou mais atenção foi o Brain Octane.
23$(dólares) por sensivelmente 1 frasco de 500ml contendo gordura saturada.(MCT)

De seguida descobri o livro “ The Bullet Proof Diet” e aqui as coisas começara a ficar ainda mais interessantes.
Começando na capa, onde se pode ler “Lose up to one pound per day” ( perca até um pound (450g) por dia).

Ora bem, agarre numa pessoa com excesso de peso  deixe-a uma semana sem comer e ela não vai perder 450g por dia.

Continuando…

Não é certamente um livro que esteja disposto a gastar dinheiro, nem para efeitos de pesquisa, mas obtive um scan de algumas páginas deste livro e relativamente ás mesma constatei os seguintes factos.

Primeira página analisada.

Ao analisar a primeira página deparei-me com a primeira incoerência. Passo a citar o que diz o livro

 “Descobri que a gordura não é boa ou má. A proteína não é boa ou má. Até mesmo os carboidratos não são bons ou maus”



Ora, não é preciso ser um nutricionista para saber que isto está completamente errado, e que esta leitura induz os leitores em erro.
Não é preciso ser um nutricionista, para saber que não se trata de ser bom ou mau, mas sim em ser essencial ou não essencial e a forma como o corpo digere e processa os diferentes macro nutrientes. “The thermic effect of food” (brevemente farei um artigo sobre isto.)

O nosso corpo não responde anabolicamente de igual forma, a todos os tipos de hidratos de carbono.( na secção de arquivos pode ler o meu artigo sobre os hidratos de carbono)

Começando pelo os hidratos de carbono, simplesmente não existem hidratos de carbono essências. Os hidratos de carbono não são essenciais para a nossa vida ou saúde e nós podemos viver para o resto das nossas vidas sem consumir um único hidrato de carbono. FACTO

Proteína! É uma molécula composta por aminoácidos em cadeia.
Existem  aminoácidos essenciais que são os que necessitamos consumir pois o corpo não tem forma de os sintetizar, e os aminoácidos não essências que são os que o corpo produz naturalmente.

Gordura! Dizer que não existe gordura boa e gordura má é completamente errado. Existem gorduras que são boas para o nosso corpo, e gorduras que são más para o nosso corpo.
Tal como a proteína , existem ácidos gordos essências que o corpo não tem a capacidade de sintetizar.

A interpretação que o livro faz dos macro nutrientes, alegando serem todos igual é errado. O corpo digere e processa os macro nutrientes de forma diferente.

Página seguinte..

A página seguinte sugere que os homens deveriam comer entre 120g a 150g de gordura por dia, e as mulheres entre 90g a 120g.
De seguida á uma contradição dizendo que o peso corporal, o nível de atividade física e a genética têm um papel determinante para a quantidade exata de cada indivíduo.
Esta segunda parte é a que está correta, mas em termos de dosagem tanto pode ser de 120g a 150g como de 60g a 120g.
É daquelas situações em que não podemos ou devemos atirar um numero, pois é um calculo que funciona apenas por individuo.
Eu conheço pessoas que estiveram em dieta cetogênica com 60g de gordura por  dia.



 Na mesma página pode ler-se;

“Como regra geral para as gorduras comestíveis, quanto menor a gordura, mais rara e mais anti-inflamatória ela é. É por esse motivo que a Dieta Á Prova de Bala se assegura de que você coma gorduras de cadeia curta e média, que são difíceis de encontrar e incluem o ácido butírico  (ou butanoico ) , presente na manteiga e em muitos tipos de triglicerídeos de cadeia media contidos no coco.



Bem.. nem sei por onde começar!
O primeiro ponto e o mais importante, é que a discrição relativamente á estrutura / efeito das gorduras de cadeia curta e média está correta. Mas neste texto não vi escrito direta ou indiretamente, que o mesmo se aplicava ás gorduras de cadeia longa ou que deviam consumir gorduras de cadeia longa. Aliás, pelo  contrario, o texto fala em gorduras saudáveis e gorduras de cadeia curta e média.

Outro ponto ainda nesta página e passo a citar o livro;

“As gorduras mais estáveis são as saturadas , pois suas moléculas tem menos locais em que o oxigénio possa deteriora-las por meio de oxidação”



Prestem bem atenção  a esta frase! Esta explicação não está totalmente correta. O “problema” não está na moléculas mas no conjunto das mesmas que foram a bicamada fosfolipídica da gordura saturada. O facto de ter menos espaço está correto mas lembre-se, o espaço não é seletivo na perspetiva de que a bicamada fosfolipídica disponibiliza espaço para umas coisas e para outras não. Simplesmente não vai haver espaço para nada!
Quando o corpo envia enzimas para decompor a gordura saturada, as mesma tem muita dificuldade em penetrar a bicamada fosfolipídica por esta ser pouco permeável.
O corpo simplesmente não tem uma forma eficiente de processar a gordura satura. (vejo o meu artigo sobre a gordura)

Outra citação do livro..

“Obter o maior parte das minhas calorias por meio da ingestão de gorduras saudáveis  (sobretudo gorduras saturadas de alta qualidade) fez um diferença enorme para mim em termos de saciedade, energia e desempenho físico.”



A única forma de gordura saturada saudável são os MCT
( triglicerídeos de cadeia media ) os LCT (triglicerídeos de cadeia lenta) não têm nenhuma forma de gordura saudável.

Relativamente á saciedade, é óbvio !! Proteína ou hidratos de carbono têm 4 calorias por grama enquanto a gordura tem 9 calorias por grama. A gordura tem uma densidade calórica superior, são mais calorias por grama, o corpo levais mais tempo a processar algo que é mais denso, logo estaremos saciados por mais tempo.

Energia e desempenho físico. O nosso corpo processa os MCT (triglicerídeos de cadeia media) da mesma forma que processa os hidratos de carbono, ou seja, como fonte preferencial de energia.
Se estivermos numa dieta cetogênica em que reduzimos os hidratos de carbono de forma ao nosso corpo utilizar gordura para produção de energia, é óbvio que ao consumirmos MCT (triglicerídeos de cadeia media) estamos a dar ao corpo uma forma instantânea e rápida de energia, e com isso obtemos um desempenho físico melhor.

“Manteiga  ghee á prova de bala” neste livro é tudo á prova de bala. A maquina de marketing está a trabalhar em pleno.



Manteiga é manteiga ghee é ghee. A manteiga existe á mais de dez mil anos!

“Alimentos á prova de bala” ?? marketing , marketing , marketing.



“ Desde que elas venham de fontes certas e você esteja ouvindo sua fome, quanto mais calorias ingerir, mais calorias o seu metabolismo e seu cérebro usará”



Mais uma sentença que induz a uma má interpretação. A única coisa no nosso corpo responsável pelo controle do gasto de energia, o metabolismo e o apetite é a hormona leptina que é libertada pelas células gordas. (veja o meu artigo sobre a leptina)

Generalizar ou contabilizar calorias apenas como calorias como se fossem todas iguais é errado.

“A Dieta Á Prova de Balas não fixa o numero exato de calorias que devem ser ingeridas por dia, pois, quando paramos de usar alimentos criptonita, o corpo para de regular naturalmente quando queremos comer. Costumo comer 2.500 a 3.000 calorias por dia , e sou um homem musculoso de 1,95 metros. Se você seguir o plano alimentar geral e consumir alimentos Á Prova de Bala, não precisará se preocupar tanto com o numero exato de calorias que ingere. Caso esteja habituado a seguir uma típica dieta Americana ou se tem o hábito de contar calorias para emagrecer, a ideia de desistir dessas praticas pode parecer assustadora. Dietas desse tipo podem tê-lo deixado tão fora da sintonia com o seu corpo que você nem sequer reconhece quando esta com fome ou quando esta satisfeito, então confia na contagem de calorias e nas refeições pré-preparadas para que lhe digam quanto e quando comer.”



Alimentos à Prova de Bala!! Acho que nunca tinha visto uma tentativa tão grande de lavagem ao meu cérebro!
No fim do livro será tudo á prova de balas e só fará sentido se for á prova de balas ?

Um diálogo;

Pergunta ; “ Bom dia, tem horas que me diga por favor?”

Resposta ; “São precisamente 16:00h á prova de bala”

Continuando...

Não contabilizar calorias e não controlar os macros é das maiores fantasias que este livro tem.
Este senhor diz que tem 1,95 metros , musculado e que consome entre 2.500 a 3.000 calorias por dia.

Foto de Dave Asprey:



Se você for obeso ou endomorfo com um alto índice de gordura corporal, esta foto pode ser considerada como um físico aceitável.

Se for um ectomorfo ou mesomorfo a tentar reduzir o índice de gordura corporal seria este o poster que colocava atrás da porta como incentivo?

Muito bem.. então não é preciso contar calorias nem controlar os macros. Por isso tanto se pode ingerir 2000 calorias como 10.000 calorias certo? Se não á necessidade de contabilizar qualquer numero é um numero.

Experimente agarra numa pessoa que sofra de obesidade e ponha essa pessoa em qualquer tipo de dieta sem contabilizar macros ou calorias.
Imagine que esta pessoa consumia 5.000 calorias por dia num rácio de 75/20/5 que é um rácio normal na dieta cetogênica. Gordura/proteína/hidratos de carbono.

Se traduzirmos isto em macro nutrientes são 3750 calorias provenientes de gordura, 1000 calorias provenientes de proteína , e 250 calorias provenientes de hidratos de carbono.

Tudo desmultiplicado temos:

Gordura 3750 / 9=416g
Proteína 1000 / 4=250g
Hidratos de carbono 250 / 4=62g( com este volume de hidratos de carbono sai-se do estado de cetose)

Em primeiro lugar e o que salta logo á vista é a quantidade de gordura.
416g de gordura numa pessoa com células gordas volumosas irá causar uma resistência á leptina (isto é catastrófico veja o meu artigo sobre a leptina) e é humanamente impossível para o corpo conseguir digerir e processar tamanha quantidade de gordura de forma eficiente. Se a maioria da gordura for saturada pior ainda.
O corpo simplesmente vai armazenar nas células gordas o que não conseguir gastar.

Estaremos a adicionar mais gordura á gordura corporal quando queríamos estar a fazer o inverso.

Em segundo lugar as 62g de hidratos de carbono. Está provado cientificamente que para entrar em cetose temos de reduzir os hidratos de carbono até um máximo entre 25-50g.
Algumas pessoas conseguem com um pouco menos, outras com um pouco mais , eu pessoalmente aconselho máximo 30-40g por segurança.

Isto quer dizer que antes de o corpo começar a processar as 416g de gordura primeiro irá processar os hidratos de carbono. Quando os hidratos de carbono estiver gastos o corpo passa então para a gordura mas lembre-se , o corpo agora vai precisar ainda de menos gordura pois já utilizou os hidratos de carbono para obter alguma energia. Todo o excesso será armazenado como gordura corporal.

Ainda acham que não é preciso contabilizar calorias? Ou controlar os macros?

“Dietas desse tipo podem tê-lo deixado tão for a da sintonia com o seu corpo que você nem sequer reconhece quando esta com fome ou quando esta satisfeito, então confia na contagem de calorias e nas refeições pré-preparadas para que lhe digam quanto e quando comer.”


Não tem a ver propriamente com a dieta em si. Poderá acontecer mas também existem formas de prevenir e combater este evento.
A leptina é o fator em causa.

“Para mim, otimizar o sono era particularmente importante, e a minha pesquisa me diz que prolongadas dietas com baixo teor de carboidratos causavam um impacto negativo no sono porque o cérebro necessita de um pouco de glicose para operar com eficiência quando estamos dormindo”.



Sim o cérebro necessita de glicose para operar mas só e apenas de 3% de glicose. Os restantes 97% do cérebro funcionam perfeitamente usando gordura.
E o mais espetacular em relação ao nosso corpo é que nem precisamos de consumir hidratos de carbono para obter os 3%, o nosso corpo tem a capacidade de produzir glicose a partir de outras fontes gliconeogénicas através da giconeogênese.



“ Ele fez um relato convincente “ ATENÇÃO, UM RELATO CONVINCENTE” não um estudo científico .. em favor de ingestão de pelo menos uns poucos carboidratos á noite para melhorar a qualidade do sono.



Isto é tão redundante que quase nem ia explicar este ponto.
Se reparar sempre que ingerimos hidratos de carbono , de seguida sentimo-nos um pouco sonolentos e desgastados. ( Principalmente após uma boa feijoada)
Sempre que há um consumo de hidratos de carbono de seguida dá-se uma resposta anabólica através da insulina. Quanto maior for a quantidade ou quanto mais simples for a forma maior é a resposta anabólica. A insulina é enviada para regular os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior a libertação de insulina maior é a recolha do açúcar no sangue logo maior é o nível de desgaste de açúcar e isso reflete-se no nosso corpo e na nossa energia. Também nós ficamos com uma sensação de desgaste, cansaço , sonolência.

Obviamente que consumir hidratos de carbono  ao deitar produz um efeito de “relaxamento”. Mas sabem o que produz também? Uma maior chance de serem convertido em gordura.

A longo do dia vamos realizando as nossas tarefas e gastando energia. Consoante o fim do dia vai chegando o nossos corpo vai se adaptado para se reparar / restabelecer enquanto dormimos.
Não havendo mais nenhuma tarefa ou consumo de energia, o corpo utiliza o necessário para repor os níveis de glicogénio,  converte o excesso  destes hidratos de carbono em gordura e guarda-os para mais tarde pois não sabe quando vai receber novamente.

Mas atenção, este é outro fator que varia de individuo para individuo e a genética tem um papel determinante em como o corpo processa os  hidratos de carbono em geral e ao deitar.

Se tomar magnésio ao deita produz exatamente o mesmo efeito em termos de qualidade de sono. FACTO
(brevemente farei um artigo sobre magnésio e ZMA)


“Por que tantos de nós comem granola e frutas de manha? Porque empresas que vendem esses produtos nos dizem para fazer isso. No entanto a ciência mostra que a melhor hora para ingerirmos esses alimentos não é quando imaginamos.”



Dave! Porque é que a sua dieta recomenda beber café com manteiga e MCT ? Porque a sua empresa vende exatamente esses 3 produtos?

Ciência ?! Isto é o que a ciência nos diz. O processo de acordar é um processo extremamente stressante para o corpo. Os níveis de açúcar estão baixos e o corpo liberta cortisol( Cortisol Awakning Response) e glicagina  para regular os níveis de açúcar. O cortisol recorre á massa muscular para retirar aminoácidos e transformar em glicose via gluconeogênese. O cortisol é uma hormona que é libertada sempre que o corpo entra em stress e tem um efeito catabólico ( algo que não queremos). Consumir hidratos de carbono de manha ajuda a combater este processo catabólico.

Ao consumir hidratos de carbono com o pequeno almoço o corpo recorre aos mesmo para nivelar os níveis de açúcar no sangue e assim não tem de recorrer ao cortisol e á glicagina. FACTO/CIÊNCIA

“Tudo começa com a mais importante refeição do dia ( ou, no meu caso, com a bebida) : o café da manha. O CAFÉ Á PROVA DE BALA





Exato! O pequeno almoço é de facto a refeição mais importante do dia. Então porque não substituir uma refeição importante, rica em nutrientes essenciais por um café com manteiga pobre em nutrientes?!

Deixo aqui um exemplo conforme já tinha feito no meu artigo sobre o Bullet Proof Coffee;

Um pequeno almoço composto por;
2 ovos ricos em ómegas-3
1 iogurte grego natural 150g
50g de aveia

Os Macro nutrientes desta refeição seriam;

  30,7g de proteína
  30,3g de hidratos de carbono
  19,5g de gordura (ácidos gordos essenciais)

Este pequeno almoço contém 419,5 calorias.

Agora vamos fazer o mesmo com o bulletproof coffee ;
15g café
20g manteiga
20g óleo coco

Macro nutrientes :

      0g de proteína
      0g de hidratos de carbono
      37,11g de gordura


Eu pessoalmente nunca faria um pequeno almoço destes, mas enquanto ás considerações se é certo ou errado penso que é mais sensato deixar cada fazer as suas.

“O JEJUM DE PROTEÍNA Á PROVA DE BALA”



Proteína á prova de bala??

“ Comer carboidratos no café da manha não apenas desperta a forma como tira o corpo de cetose, no qual deveria permanecer em pelo o menos parte do tempo para manter o cérebro operando a toda a velocidade.”




Primeiro ponto! Em regra geral ,o tipo de hidratos de carbono que consumimos e a quantidade é que determinam o facto de pouco tempo depois sentirmos fome. Este evento está diretamente ligado á resposta anabólica da insulina.

A contradição desta alegação;

Estando numa dieta cetogênia, não devemos consumir mais de 25g-50g de hidratos distribuídos por um dia inteiro. De certeza que não irá consumir 50g de hidratos de carbono na primeira refeição do dia quando é a sua dose máxima diária.

Segundo ponto! Numa dieta cetogênica os hidratos de carbono devem ser proveniente de fontes indiretas, nomeadamente fibras.
As fibras atuam como um anti-nutriente e ajudam a suprimir a resposta anabólica da insulina proveniente dos hidratos de carbono.

“ O outro motivo que torna o Jejum Intermitente à Prova de Bala tão eficaz é o fato de que o óleo TCM (ou melhor, o TCM C8) do Café à Prova de Bala ajudar o corpo a entrar em cetose mesmo que tenhamos comido hidratos de carbono no dia anterior. Como já expliquei, restringir os carboidratos na Dieta Á Prova de Bala é um meio poderoso de se produzir um estado de cetose metabólica, mas o óleo TCM também auxilia o corpo a obter depressa quantidades úteis de cetonas sem uma redução de carboidratos.”



Isto é completamente falso!

A única forma de obter um estado de cetose é reduzindo os hidratos de carbono para que na ausência de glicose o corpo comece a usar a gordura como fonte de energia.
Consuma 100g de hidratos de carbono diariamente e de seguida um garrafão de TCM e nunca entrará em cetose. FACTO

Restringir os hidratos de carbono é a única forma de entrar em cetose. FACTO Nem menos poderoso nem mais poderoso, é a única forma. FACTO

TCM de facto proporciona ao corpo uma rápida fonte de energia, uma vez que em cetose gordura é a fonte principal de energia. Mas não se esqueça que o objetivo é fazer com que o corpo use a sua gordura corporal para produzir corpos cetônicos. É mais fácil para o corpo usar o óleo MCT do que recorrer as células gordas processa-las e convertê-las. Lembre-se o seu corpo procura primeiro o que é mais fácil processar.



“ você deseja perder gordura e melhorar a sua saúde o mais rápido possível sem desacelerar o ritmo, não encontrará nada melhor do que o Jejum Intermitente à Prova de Bala.”



Jejum intermitente á prova de bala não existe! Existe o Jejum intermitente.

Um ponto simples. A MELHOR DIETA É AQUELA QUE VOÇÊ AO OLHAR PARA ELA VÊ-SE CAPAZ DE FAZER NÃO SÓ NO MOMENTO COMO, DURANTE 1 MÊS...1 ANO...5 ANOS”

Independentemente do tipo de dieta, da fama que a dieta tenha, da percentagem de sucesso que a dieta tenha, se for uma dieta que não seja capaz de aguentar , não é uma dieta melhor que outra qualquer. FACTO

“É possível entrar em cetose adotando uma alimentação pobre em carboidratos  e com quantidades moderadas de proteína e de gorduras saudáveis.”



Exatamente! Gorduras saudáveis ( Gordura Poli- Mono insaturadas)
Quantidades moderadas! Está correto. Tirando  o facto que o um simples café Bullet Proof Coffee contem 30g de gordura saturada.

“A maioria das pessoas atinge a cetose evitando carboidratos, mas isso não é necessário quando tomamos o Café Á Prova de Balas de manha.”



Falso! FACTO
Já expliquei o motivo acima.


“Tomado em jejum, o Café à Prova de Bala fornece um caminho rápido para uma cetose suave e proporciona os benefícios da concentração mental e a redução das compulsões alimentares”



O único caminho para a cetose e para a sua permanência é limitar os hidratos de carbono entre 25g-50g diárias provenientes de fontes indiretas de preferência. FACTO

“Experimente tomar apenas o Café Á Prova de Bala em vez do seu café da manha habitual e observe quanto tempo você levará para ter vontade de comer”



Ingerir uma grande quantidade de gordura saturada logo pela manha, certamente deixa qualquer pessoa sem fome por algumas horas. Experimente comer um bom bife de vaca ao acordar ou uma boa fatia de pizza ou um bom hambúrguer, e terá o mesmo efeito. Maioria das pessoas nem consegue ingerir tais alimentos ao acordar, a única diferença é que, com o Café obtém  as mesmas ou uma maior quantidade de gordura em estado liquido numa pequena chávena de café.
Com tamanha quantidade de gordura com certeza que se sentirá com bastante energia.


“Ao mesmo tempo, engolia uma pílula de um probiótico resistente ao acido estomacal que é vendido normalmente. O Resultado? Engordei 4,5 quilos em uma semana e não consegui entrar em minhas calças”



Quanto a isto um pequeno reparo. Pessoas em dietas híper -calóricas não conseguem ganhar quase 5 quilo numa semana. Pessoas sobe protocolos de anabolizantes sintéticos não conseguem ganhar quase 5 quilos por semana ( aqui estamos a falar de agentes químicos ). Juntar probióticos ao café da manha faz engordar quase 5 quilos numa semana?

“Levei sete dias para perder aqueles quilos extras usando técnicas Á Prova de Bala”

Perder 4,5 quilos numa semana, é possível mediante certas técnicas quando usadas em certas pessoas, mas certamente não será com
“ técnicas Á Prova de Bala” seja lá o que isso for.(MARKETING) Ou será mais correto dizer Marketing Á Prova de Bala?!


“ Agora no dia da semana em que faço o Jejum de Proteína á Prova de Bala e menos de 15g de proteína, incluindo alguns carboidratos Á Prova de Bala e toneladas de gordura”




Este trecho está literalmente a gritar PROBLEMAS!! Um autentico cocktail molotov. Já tínhamos o café á prova de balas, depois veio o jejum intermitente á prova de bala , depois técnicas á prova de bala agora temos também proteína á prova de bala e carboidratos á prova de bala...

Menos de 15g de proteína. Isto é tão errado que eu nem sei por onde começar. Penso que o mais fácil é ler o meu artigo sobre a proteína, e veja como funciona a proteína na síntese proteica muscular e as dosagens e a leucina.

TONELADAS DE GORDURA! Pela sua saúde, eu aconselho vivamente a não fazer isto (Leia o meu artigo sobre a gordura) . Nem isto nem toneladas de coisa nenhuma. Não existe nada que consumido em “toneladas” seja benéfico para o corpo ou para a saúde, NADA!

Por vezes nem toneladas de dinheiro!!

“Dito isso, se você é mulher , um atleta musculoso ou tem peso a perder, é provável que beneficie da inclusão de um pouco de proteína no Café á prova de Bala pela manha nos primeiros sessenta dias. Isso ajudará a reprogramar a sua sensibilidade á leptina”



Existem duas formas de regular ou manipular a leptina. Através de hidratos de carbono ou fontes dietas de gordura( o excesso de proteína pode ser convertido em glucose, de glucose para glicogénio, e de glicogénio para gordura , mas isto são muitos passos e o corpo procura processar o que é mais fácil e mais rápido) .FACTO
Nunca conheci ninguém que usa-se proteína para restaurar a leptina.( leia o meu artigo sobre a leptina)


“Em um dia por semana, comecei a limitar a proteína que ingeria a não mais do que 25g gramas.”



Isto é errado. FACTO ( leia o meu artigo sobre a proteína)

“Uma ou duas vezes por semana , coma 100 a 150g de carboidratos”




Assim que fizerem isto saíram imediatamente de cetose.
Quando restringimos os hidratos de carbono durante um longo período, os níveis de insulina permanecem baixo. O corpo pensa que há uma deficiência de insulina e aumenta os recetores de insulina nas células do músculo. Menor nível de insulina, maior nível de recetores de insulina.

Ao consumirmos hidratos de carbono quando temos um nível alto de recetores de insulina ,o corpo tem uma capacidade maior de converter os hidratos de carbono e armazena-los no fígado e nos músculos. Assim existe uma probabilidade menor de serem armazenados na células gordas. O corpo agora tem glicogénio disponível para usar como energia por isso não se vai dar ao trabalho de processar gordura para produzir corpos cetónicos.


“Outros dois meios de suprimir o Mtor, de modo que possamos construir músculo posteriormente, são os jejuns intermitentes e o café.”



Onde estão os estudo e os dados científicos para corroborar esta afirmação? Eu pessoalmente não encontrei nenhum!

A mTOR é algo que não queremos suprimir em altura alguma, de forma nenhuma (excepto em tratamentos de doenças como o cancro) uma vez que este é o caminho anabólico para a síntese proteica muscular. FACTO

“Eu fiz jejum Intermitente Á Prova de Bala regularmente enquanto consumia 4.000 calorias por duas e não me exercitava , e ainda assim consegui um abdômen definido.”


De todas as alegações que li neste livro, é difícil dizer qual a mais ridícula ou estapafúrdia, mas se tivesse de eleger uma penso que seria esta! Experimente consumir 4.000 calorias sobe qualquer forma ou período horário, de seguida sente-se no sofá e veja o resultado por si mesmo , se estiver disposto a arriscar.


“ Muitas pessoas tentam fazer o Café Á Prova de Bala usando grãos que elas encontram no comercio local. Isso é  possível , e, embora os resultados não sejam tão sólidos.”



Obviamente que não. Não vamos desperdiçar toda esta “Propaganda Á Prova de Bala” sobre um café  para depois ir comprar uma café qualquer!! Compre produtos Á Prova de Bala.




Para resumir esta review á propaganda á prova de bala quero informar o seguinte.

Nos estados unidos a taxa de obesidade é de 40% nas mulheres, 35% nos homens e 17% nas crianças e adolescentes.
Maior parte da população desespera por uma receita milagrosa, que as faça perder e sobretudo não recuperar gordura. É na carência e fragilidade das pessoas que normalmente surgem os oportunistas mascarados de varias formas.

Nos Estados Unidos Dietistas apontam que não há base científica para as alegações feitas para a dieta, que qualquer sensação de alerta de Bulletproof Café é "apenas um buzz cafeína e que o a chave para perda de gordura não está certamente num café com manteiga.


Deixo aqui também alguns links caso queiram ler um pouco mais em relação e este MODELO DE NEGÓCIO!







Não existe um único estudo científico, para comprovar as legações feitas sobre este café. Esta empresa simplesmente elaborou uma falácia com base em alguns estudo existentes feitos em circunstâncias diferentes  de onde retiraram dados, e fizeram o seu próprio relatório 

Para finalizar, alguns réplicas feitas a partir da dieta cetogênica ao longo do anos.

Ketogenic diet ( original)

Atkins Diet
Dr. Bernstein diet
Rich Piana Keto diet
Dieta á Prova de Bala
Palumbo Kitogenic diet


- Jorge Rodrigues



Sem comentários:

Enviar um comentário