domingo, 7 de maio de 2017



O que é a Carnitina?

A carnitina não funciona como os típicos termogénicos ,criando um deficit calórico maior, não aumenta a  temperatura corporal nem estimula o aumento de energia .

A carninita transporta ácidos gordos para um lugar, onde depois são processados e usados como energia. ( Mitocôndria )

Os ácidos gordos, são processados na parte interna da mitocôndria e usados para promover energia em forma de ATP. (fonte de energia do corpo).

A mitocôndria tem um membrana exterior e uma membrana interior.
Para que um ácido gordo seja convertido e usado como energia, terá de penetrar a membrana interior da mitocôndria.

O corpo produz dois tipos de ácidos gordos, ácidos gordos curtos e ácidos gordos longos.
Os ácidos gordos curtos, conseguem penetrar a mitocôndria  para serem convertidos e usados como energia.

O tecido adiposo  e principalmente o que se acumula na nossa zona média (barriga),  é maioritariamente composto por  ácidos gordos longos e saturados, e tem muita dificuldade em penetrar  a membrana interior da mitocôndria.


A carnitina funciona como um transportador desses ácidos gordos, para depois serem processados e usados como energia.

A carnitina também ajuda a poupar a massa muscular, pois quanto mais ATP o seu corpo conseguir produzir a partir  dos ácidos gordos, menos o seu corpo precisa recorrer a fontes alternativas como a massa muscular.

A carnitina também ajuda a armazenar mais glicogénio, assim quando seu corpo estiver a regular os níveis de açúcar no sangue, a carnitina ajuda a que o seu corpo consiga armazenar mais glicogénio.

A carnitina, L-carnitina ou a L carnitina tartrato,  não são auto- condutoras, e são dependentes da hormona insulina para  se transportarem. É importante consumir um pouco de hidratos de carbono com a carnitina ,mas estimular a libertação de insulina.


Existe outra forma de carnitina nomeadamente  a acetil L-carnitina, que não é tão dependente da hormona insulina, para se transportar.
Estudos revelaram que esta forma de carntina, tem a capacidade de penetrar  a barreira hematoencefálica e ajuda a proteger o cérebro de oxidações.

Relativamente á dose diária, eu pessoalmente recomendo entre
2-3g antes do seu cardio ou antes da sua sessão de treino.

-Jorge Rodrigues


Sem comentários:

Enviar um comentário