sexta-feira, 28 de abril de 2017

Como os hidratos de carbono afetam o nosso corpo!


HIDRATOS DE CARBONO


O que são hidratos de carbono?

Existem 3 tipos de  hidratos de carbono ( Glucose - Frutose – Galactose ) que se dividem-se em 3 categorias principais ( Monossacarídos – Oligossacarídeos – Polissacarídeos )




GLUCOSE




A glucose é a principal fonte de energia do corpo.
Sempre que o corpo quiser usar algo que tenhamos consumido para obter energia, este converte-a em glucose.
Quer isto dizer que é bom comer açúcar ou algo que contenha açucares simples? Não!
O facto de serem alimentos com açucares simples o corpo já não precisa de os converter, o açúcar é transportado diretamente para a corrente sanguínea e é usado instantaneamente como energia provocando assim uma falha na comunicação do fígado com o trato gastrointestinal  e impedindo que o nosso corpo aceda ás reservas de energia como fonte principal.
Isto é referido como descida dos níveis de açúcar no sangue, onde ocorre uma fadiga após o consumo de uma quantidade maior de  açucares simples fazendo com que o nível de açúcar no sangue baixe, traduzindo-se assim numa Hipoglicemia.


O corpo não quer ter grandes quantidades de açúcar no sangue, ele quer ter os níveis de açúcar nivelados.
Quando se alimenta o corpo com açúcar e este não quer introduzir mais na corrente sanguínea ele armazena-o no fígado e nos músculos em forma de glicogénio , pois ele é uma forma de armazenamento mais curta.

Após uma refeição, o corpo não sabe quando vai receber outra, por isso, se derem ao corpo uma grande quantidade de glicose/energia ele não vai querer desfazer-se dela rapidamente, vai querer reserva-la pois não sabe quando vai receber de novo. 

O corpo entra então em  EXCEDENTE CALÓRICO ( isto significa que estamos a consumir mais calorias do que aquelas que estamos a queimar). Neste processo o corpo armazena este excesso no armazém de longa duração que é a gordura corporal, através da lipogênese.



Para compreender-mos melhor este mecanismo, passo a explicar o seguinte:
Se consumirmos hidratos de carbono, o corpo vai convertê-los em glucose, quando não precisar mais de glucose ele vai armazena-lo em forma de  glicogénio e por fim, quando não puder armazenar mais em forma de glicogénio, este vai passar a armazenar em gordura, através da lipogênese.




FRUTOSE



A frutose como a glucose também contêm apenas uma molécula de açúcar, no entanto o nosso corpo processa-a de maneira diferente.
A frutose é enviada diretamente para o fígado e é armazenada como glicogénio.

Mais uma vez, se consumirmos muita frutose o corpo armazena-a como glicogénio e quando não conseguir armazenar mais glicogénio converte-a e armazena-a sobe a forma de gordura. (menos um passo para o corpo processar)



GALACTOSE


Outro açúcar simples que também contem apenas uma molécula é a Galactose -  açúcar encontrado nos produtos lacticínios, nomeadamente a lactose.

Isto significa que, mais uma vez, o corpo converte a galactose e armazena-a em forma de  glicogénio. Quando não puder armazenar mais glucose este armazena-a em forma de  glicogénio e por fim quando não puder armazenar mais glicogénio, este vai armazena-lo como gordura.



Passemos agora para os Oligossacarídeos.





OLIGOSSACARÍDEOS ( DISSACARÍDEOS )


Oligossacarídeos ou Dissacarídeos são o tipo de hidratos de carbono com uma molécula de dois açucares simples.




MALTOSE




A maltose é feita a partir de uma junção de duas moléculas de glicose.
 O nosso corpo apenas quer processar uma molécula de glicose de cada vez. O corpo produz enzimas para separar estas duas moléculas e usa uma de cada vez. Esta fonte é melhor do que consumir açucares simples uma vez que reduz a velocidade do processo que o corpo usa para transportar o açúcar para o sangue. Á parte isso, todo o processo restante é exatamente igual em relação á conversão e armazenamento da glucose até a fase da lipogênese.




LACTOSE





A lactose é composta por uma molécula de galactose e outra de glucose.

O interessante  em relação á lactose é que, quando o corpo produz enzimas para processar a lactose, a lactose vai de imediato para a corrente sanguínea mas a galactose tem de ser convertida em glucose, embora isto não afete  tanto os níveis de açúcar no sangue.




SACAROSE




A Sacarose (açucare comum) é formada pela união de uma molécula de glicose e frutose.Esta encontra-se com abundância na cana-de-açucar,nas frutas e na beterraba.Mais uma vez, o corpo liberta enzimas para separar as duas moléculas. A glicose é transportada para a corrente sanguínea e a frutose é transportada para o fígado e armazenada na forma de glicogénio. Em relação ao processo que ocorre até á lipogênese, este é exatamente igual.




POLISACARIDEOS


Os Polissacarídeos são os hidratos de carbono complexos, com uma união de 3 ou mais açucares.



AMIDO




As plantas usam amido como reserva de energia e é por isso que alimentos como a batata doce , a aveia e etc, contêm amido.
O amido é composto por uma molécula grande, que por sua vez é composta por varias moléculas de glicose juntas.
O corpo apenas processa uma molécula de cada vez. Então, no caso destas moléculas,  compostas por várias moléculas,  o corpo vai processando uma de cada vez e enviando o açúcar para a corrente sanguínea. A isto se chama ‘’Time releasing energy’’ que significa que ao consumir hidratos de carbono complexos temos energia durante um maior período de tempo. Também é por este motivo que os hidratos de carbono complexos não têm tanta tendência para serem transformados e armazenados como gordura porque não há grande aumento dos níveis de açúcar no sangue.


Desta forma, é possível compreender que, os hidratos de carbono complexos são uma melhor opção para quem tem o objetivo de perda de peso ou gordura corporal. É também uma boa opção para quem está a tentar não acumular muita gordura corporal e acabam também por ser melhores para os níveis de energia.



OS HIDRATOS DE CARBONO E A INSULINA


Uma breve explicação da relação dos hidratos de carbono e a insulina, pois esta faz parte do conjunto das hormonas que vamos deixar para outro artigo.

A Insulina é a hormona responsável pela redução dos níveis de açúcar no sangue. Esta também é essencial no metabolismo de sacarídeos (hidratos de carbono), na síntese de proteínas e no armazenamento de lípidos (gorduras).

Com isto, percebemos que a insulina é a hormona responsável pelo armazenamento da gordura.

Para alguém que esteja numa dieta de perda de peso (gordura) é muito importante manter os níveis de insulina baixos e isto é apenas possível  reduzindo o consumo de hidratos de carbono.



 DIFERENÇAS ENTRE MOLÉCULAS GRANDES E MOLÉCULAS PEQUENAS



Os Hidratos de carbono compostos por moléculas grandes têm uma capacidade maior de transporte.

Segue uma analogia para melhor compreensão:

Se estivermos a preparar uma viagem para o deserto e se necessitarmos de levar o maior numero de nutrientes possíveis para abastecermos o nosso corpo, juntando um camião e um automóvel comercial lado a lado, qual destes tem uma maior capacidade de transporte? O camião, certo? Certo!

O mesmo acontece com os hidratos de carbono compostos por moléculas grandes.
Ao consumir hidratos de carbono com moléculas grandes (aconselhado em momentos específicos), estes têm a capacidade de transportar um maior numero de nutrientes para alimentar as células.



- Jorge Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário