domingo, 30 de abril de 2017

Bullet - proof - coffee ! Bénefico ou prejudicial ?!


CIÊNCIA OU PROPAGANDA?



Se um pouco de alguma coisa é saudável, não quer dizer que uma grande quantidade  dessa mesma coisa seja saudável  ou seguro.

Isso leva-nos ao assunto em questão.... uma nova tendência chamada café-à-prova-de-balas em inglês, "bulletproof coffee".  
Se não sabe o que é, aqui fica uma receita  para um café que substitui o pequeno almoço:

2 chávenas de café
2 colheres (no mínimo) de manteiga de vacas alimentadas a pasto, sem sal
1-2 colheres de óleo Brain Octane ou óleo MCT( Óleo de coco )
Misture tudo com um liquidificador

Esta tendência  é promovida pelo Dave Asprey, o homem  por trás do site 
"Bulletproof Executive" e em breve farei um artigo sobre Dave e o "negócio" bullet proof.

O bulletproof coffee tornou-se tão popular que pessoas do mundo inteiro já ouviram falar ou já experimentaram , principalmente pessoas em dietas baixas em hidratos de carbono ou dietas cetogênicas.


Antes de começar a explicar o porquê desta tendência ser mais prejudicial do que benéfica, vou esclarecer um ponto importante.

Para  termos um corpo que trabalhe de forma eficiente precisamos de “um pouco de tudo” mas o facto de um pouco não ser prejudicial não quer dizer que possamos consumir doses elevadas.
Esta é uma matéria com muitas vertentes e discussão, e como tal vamo-nos concentrar apenas no bulletproof coffee enquanto substituto do pequeno-almoço.



Substituição de uma refeição nutritiva por algo que é pobre em nutrientes essenciais.




Em geral recomenda-se consumir o bulletproof  coffee pela manhã, ao invés do pequeno almoço e é normal que em termos de energia e saciação funcione.

Grandes quantidades de gordura efetivamente matam o apetite por muitas horas, especialmente para pessoas "ceto adaptadas" e habituadas e terem uma dieta LCHF.( Low Carb High Fat )

Outro grande problema ,conforme já referi em outro artigo ao consumir óleo de coco o corpo utiliza os triglicerídeos de cadeia media da mesma forma que utiliza os hidratos de carbono, usando-os como principal fonte de energia, isto inibe o corpo de usar os cetênicos produzidos a partir de outras gorduras ou gordura corporal como energia. Os cêtonicos vão-se acumulando na corrente sanguínea e o corpo pode entrar em CETOACIDOSE que é altamente tóxico e prejudicial.


Vamos assumir que está habituado a comer 3 refeições por dia (muito comum). Pequeno-almoço, almoço e jantar.
Ao beber o bulletproof coffee, trocou 1 das 3 refeições nutritivas por algo que é pobre em nutrientes essenciais.
Sim, manteiga de vaca criada com pasto contém algumas vitaminas solúveis em gordura (A e K2) CLA e butirato
MCT é um óleo vazio em calorias, uma gordura refinada e processada sem nutrientes essenciais.

Ainda que o bulletproof coffee possa ter quantidades pequenas de nutrientes, isso empalidece completamente em comparação ao que obteria de um pequeno almoço nutritivo.

Vamos  fazer um pequeno exemplo:

Um pequeno almoço composto por
2 ovos ricos em ómegas-3
1 iogurte grego natural 150g
50g de aveia

Os Macronutrientes desta refeição seriam;

30,7g de proteína
30,3g de hidratos de carbono
19,5g de gordura

Este pequeno almoço contém 419,5 calorias.

Agora vamos fazer o mesmo com o bulletproof coffee –
15g café

20g manteiga

20g óleo coco

Macro nutrientes:

0g de proteína
0g de hidratos de carbono
37,11g de gordura

O bulletproof coffee fornece 333.99 calorias, com  37,11g de gordura (80% das quais é saturada).


Se está habituado a comer 3 refeições por dia , substituir o pequeno almoço  por bulletproof coffee vai reduzir a carga total de nutrientes da sua dieta.

Isto não é saudável e certamente está longe de ser PALEO – os humanos paleolíticos procuravam densidade nutricional. Se acha que um multivitamínico pode resolver o problema, pense de novamente... NENHUM multivitamínico pode substituir os milhares de traços de nutrientes, tanto conhecidos quanto desconhecidos, presentes na comida.



Informação retirada de um diário paleolítico:




A imagem diz-nos claramente, para consumirmos gorduras saudáveis e inclusive deixa algumas fontes como sugestão.Não encontrei nenhum artigo, estudo ou diário que defendesse um alto consumo de gordura saturada na dieta PALEO.

Outro grande erro comum nos dias de hoje é sem duvida a combinação de varias dietas, em vez de seguirem apenas um plano nutricional.

Mistura-se dieta PALEO com dieta CETOGÊNICA, JEJUM INTERMITENTE, dieta FLEXÍVEL e as varias variantes adaptadas destas dietas.

Se isto fosse benéfico ou correto, de certeza absoluta já teria aparecido algo como dieta PALEGÊMITENTE.

Com isto, não quero dizer que não possa combinar "algumas coisas" e adapta-las aos seus objetivos, mas para isso, tem de haver flexibilidade e não se pode agarrar  apenas a uma filosofia quando está a usar mais de que uma ao mesmo tempo.

É como estar na cozinha a preparar um bolo com base em uma receita, e começar a introduzir técnicas e ingredientes de outras receitas. Não quer dizer que no fim não consiga fazer um bolo,
mas não será um bolo igual ao da receita original e de certeza será um bolo confuso.



Alguma gordura saturada é necessária mas, o ser humanos NÃO evoluiu a comer grandes quantidades de gordura saturada.




Alguns estudos recentes mostraram que gordura saturada não causa doença cardíacas.

Entretanto... tenha em mente que todos os estudos foram feitos com pessoas usando quantidades "normais".

Essas pessoas não ingeriram quantidades enormes de gordura saturada no café, ingeriam sim, juntamente com outras comidas.

Estas gorduras foram usadas para cozinhar ou para adicionar sabor aos pratos, foram ingeridas com a refeição, e não como a refeição.

Há muitos nutrientes que são saudáveis quando consumidos em quantidades razoáveis, mas que podem causar problemas sérios quando as pessoas começam a usar mega doses dos mesmos.

Um exemplo é a frutose que  é "boa" quando encontrada em frutas não-processadas, nutritivas e fibrosas – mas é um desastre quando consumida em quantidades enormes, sob forma de açúcar refinados.

Outro exemplo é o acido linoleico ( principal gordura no ômega-6)… é saudável quando encontrado em castanhas não-processadas e nutritivas, mas um desastre quando consumido em grande quantidade nos óleos vegetais
Obviamente  que com a gordura saturada o mesmo acontece.




Já houve alguns relatos de caso de colesterol dramaticamente elevado devido ao café-à-prova-de-balas




Desde 2002, muitos estudos foram realizados sobre dietas low-carb e cetogênicas.

A maioria deles confirma que os níveis de colesterol total e LDL (o "mau") não aumentam.

Os triglicérides caem, o HDL sobe, o peso baixa (especialmente a gordura abdominal), junto com vários outros efeitos benéficos sobre a saúde metabólica.



Existem  relatos de médicos apologistas de dietas  low-carb, que tiveram pacientes com níveis de colesterol drasticamente elevados que estariam sobe uma  dieta paleo/low-carb... e também consumiam bulletproof coffee.
como referi ,mistura de protocolos diferentes )

Pode ler sobre um estudo do endocrinologista Dr. Karl Nadolsky aqui.

Lembre-se sempre de que isto vai muito além do colesterol total e do LDL, que nós agora sabemos não serem fatores de risco tão precisos. Há aumentos da 
ApoB (Apolipoproteína B)  e no numero de partículas de LDL, que são fatores de risco muito mais fortes e precisos.

Apesar destes números ainda serem apenas fatores de risco... dado o quão forte é seu valor preditivo, eu acredito que é uma preocupação válida.

Para o subconjunto de pessoas que têm problemas de colesterol, numa dieta paleo/LCHF, a primeira coisa que deveriam fazer é descartar o bulletproof coffee. Só isso pode ser suficiente para corrigir o problema.


- Jorge Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário